ATL’s “Ciência & Arte nos alimentos”

No âmbito do projeto Ciência & Arte nos alimentos, do concurso Pais com a Ciência, a equipa CIEC dinamizou durante as ATLs da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar, atividades relacionadas com a conservação dos alimentos e a arte & ciência do cozinhar. Neste contexto, as crianças realizaram atividades laboratoriais sobre as propriedades do açúcar na conservação dos alimentos e confecionaram compotas com frutos da época, nomeadamente, compota de pera, maçã e abóbora. Realizaram ainda uma visita ao Museu do Pão em Seia, na qual tiveram a oportunidade de: contactar com diferentes utensílios e formas de confeção do pão ao longo do tempo; conhecer o ciclo do pão; distinguir diferentes tipos de cereais como o milho, trigo e centeio; identificar benefícios do seu consumo; e, por fim, decorar o pão confecionado. 

Espetáculo “Magia com Ciência”

Como primeiro ato do seu compromisso de divulgação, no dia 21 de dezembro de 2013, os nossos aprendizes de monitores participaram no espetáculo “Magia com Ciência” do CIEC apresentado pelo mágico Phil Mount no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha. O espetáculo teve uma grande adesão por parte da comunidade. Foi uma tarde repleta de ciência divertida e mágica que a todos encantou e surpreendeu!

Férias Mágicas com Ciência - Oficina Magic&Mente “as experiências da magia”

Nos dias 18,19 e 20 de dezembro decorreram as férias mágicas com ciência no CIEC com a oficina “Magic&Mente – As experiências da magia” dirigida a crianças entre os 10 e 13 anos. Os 17 aprendizes de monitores que frequentaram a oficina  ficaram habilitados a apresentar muitos efeitos científicos e mágicos, tais como: “Truque da toalha de mesa”, “Mistério da água suspensa”, “Apagar sem soprar”, “A garrafa de Newton”... Ao longo da oficina exploraram fenómenos, conceitos e princípios científicos relacionados com força da gravidade, força de atrito, inércia, tensão superficial e propagação de ondas sonoras e desenvolveram também segurança de movimentos e autoconfiança, chave para o sucesso dos nossos aprendizes de monitores. Foram três dias bastante divertidos e repletos de aprendizagens, onde as crianças tiveram a oportunidade de realizar várias experiências “mágicas”. O balanço da oficina foi muito positivo e todos os participantes adoraram a experiência e querem repeti-la num futuro próximo. “Eu gostei muito e infelizmente está a acabar” (Leonor, 11 anos). “... bastante interessante, aprendemos a brincar com forças da natureza , como a gravidade” (João, 10 anos).

<<  1 [23 4 5 6  >>