Contos e Ciências: Barquinha de Vivências - Explorando o Som com Ciência

No passado dia 5 de outubro as crianças vieram ao CIEC para mais um Contos e Ciências: Barquinha de Vivências onde viajaram ao mundo da música e foram incentivadas a explorar a ciência do som.   Durante esta viagem tiveram ainda de explorar qual o melhor material para fazer as cordas da sua guitarra, o instrumento musical que foram desafiadas a construir. A atividade foi dinamizada pela equipa CIEC e resultou  num  enriquecedor momento de aprendizagem e diversão.

4º Serão com Ciência “A Sustentabilidade das Línguas”- 27 de setembro 2013

O 4º Serão com Ciência foi orientado pela Professora Doutora Susana Marques Sá no Auditório da Escola D. Maria II Vila Nova da Barquinha. A oradora está integrada no Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE), estrutura integrante do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), alocado no Departamento de Educação, da Universidade de Aveiro. Durante o “Serão” ficou bem esclarecido que desde muito cedo se deve promover a diversidade linguística nas crianças. O conhecimento das línguas é essencial para a humanidade e para o seu desenvolvimento sustentável. Devemos dar a conhecer a todas as crianças a  diversidade linguística e cultural que existe no mundo e ter como base a educação. Este “Serão” proporcionou uma noite diferente a todos os participantes.

Contos e Ciências “Aprender com as formigas” - 21 de setembro 2013

Aprender com as formigas” corresponde a uma atividade planificada e dinamizada pela equipa “CIEC”, dirigida aos mais pequenos. Através desta iniciativa, as crianças da nossa comunidade tiveram a oportunidade de conhecer melhor o mundo das formigas e perceber o seu comportamento. A equipa CIEC, através dos seus recursos materiais, permitiu às crianças  a construção de formigas a partir de plasticina e a visualização de vários aspetos fulcrais da vida das formigas, facilitando assim a troca de ideias, colocação de dúvidas e curiosidades das crianças. Finalmente, todas as crianças puderam colocar “mãos à obra” e construíram o seu próprio formigueiro de uma forma simples e rápida, podendo levar o mesmo consigo para continuarem com esta experiência estimulante.  Devido ao sucesso da atividade e à grande adesão de pais e crianças, a mesma irá repetir-se brevemente.

<<  1 2 3 4 [56 7  >>