Contos e Ciências “Aprender com as formigas” - 21 de setembro 2013

Aprender com as formigas” corresponde a uma atividade planificada e dinamizada pela equipa “CIEC”, dirigida aos mais pequenos. Através desta iniciativa, as crianças da nossa comunidade tiveram a oportunidade de conhecer melhor o mundo das formigas e perceber o seu comportamento. A equipa CIEC, através dos seus recursos materiais, permitiu às crianças  a construção de formigas a partir de plasticina e a visualização de vários aspetos fulcrais da vida das formigas, facilitando assim a troca de ideias, colocação de dúvidas e curiosidades das crianças. Finalmente, todas as crianças puderam colocar “mãos à obra” e construíram o seu próprio formigueiro de uma forma simples e rápida, podendo levar o mesmo consigo para continuarem com esta experiência estimulante.  Devido ao sucesso da atividade e à grande adesão de pais e crianças, a mesma irá repetir-se brevemente.

Oficina “Construção de um Formigarium” - 14 de setembro 2013

A  interessante oficina “ Construção de um Formigarium”, realizada no mês passado, conseguiu levar os seus participantes ao verdadeiro mundo das formigas, onde foi possível conhecê-las de perto.  A palestra dirigida pelo Mirmecólogo Eduardo Sequeira resultou num momento de descoberta,  onde o mesmo descodificou diversas questões-chave sobre as formigas: “O que são formigas?”; “ Quantas espécies existem?”; “Onde  e como vivem?” Como conseguem encontrar e conservar os alimentos?”; “Como se organizam?”; “Como se reproduzem?”; “Como limpam”?; “Como nascem?; entre outras questões fundamentais para compreender o seu mundo.  Após exploração oral e verbal do tema apresentado, surgiu o momento mais esperado da palestra, observar os vários formigueiros construídos pelo Mirmecólogo e aprender a construi-los, desde os mais simples aos mais complexos.

Serão com Ciência | Dia Mundial da Liberdade

O Dia Mundial da Liberdade, 23 de Janeiro, foi assinalado pelo CIEC com a realização do 1.º "Serão com Ciência". Subordinada ao tema “Ciência, Cidadania e Liberdade”, a iniciativa realizou-se no auditório da Escola D. Maria II e teve como oradores a Professora Doutora Isabel P. Martins, da Universidade de Aveiro e o Coronel Rodrigo de Sousa e Castro, figura do 25 de Abril.

<<  1 2 3 4 5 [67  >>