Missão


O CIEC visa envolver os indivíduos, desde a primeira infância, com a Ciência e com os fenómenos científicos, com vista à promoção da sua literacia científica ao longo da vida, através da integração das aprendizagens em ciências, desenvolvidas em contexto formal, não formal e informal.


Sobre o CIEC

O Centro Integrado de Educação em Ciências (CIEC) - Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha (VNB) inaugurado em 2013, resulta da colaboração entre o Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA/DEP), o Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF), a autarquia de VNB e a comunidade escolar e constitui-se como marca identitária da escola.

O projeto tem características originais: um laboratório para o ensino experimental das ciências; um centro interativo de ciência alicerçado em temas locais, aberto à comunidade; formação contínua de professores; investigação associada às atividades realizadas. Tem uma equipa multifacetada com professores, investigadores, formadores, políticos, pais e comunidade educativa.

O CIEC é, assim, um exemplo pioneiro de articulação entre investigação em educação, formação inicial, pós-graduada e contínua de professores, educação formal/não-formal em ciências e divulgação da ciência.

O seu impacte situa-se ao nível da: educação formal (ex. atividades práticas no laboratório para todas as turmas da escola e todos os Jardins de Infância de VNB); educação não formal (ex. visitas à exposição interativa; cafés, jantares e férias com ciência; trilhos de ciência e arte; contos e ciências); formação contínua de professores (ex. formação creditada); formação inicial (ex. estágio de Mestrados em Ensino); investigação (ex. de Doutoramentos; estágios de pós-graduação).


O trabalho do CIEC tem vindo a ser reconhecido pelo Ministério da Educação, sendo que o Agrupamento de Escolas de VNB foi um dos 6 selecionados para o “Projeto Piloto de Inovação Pedagógica”. O CIEC e a equipa UA/DEP-CIDTFF têm estado envolvidos no projeto de Promoção de Cultura Científica da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (13 autarquias e 18 Agrupamentos de Escolas). A UA/DEP-CIDTFF têm recebido solicitações de outras autarquias em Portugal para projetos similares da educação em ciências.

Share by: